FGDQ vai patrocinar uma incrível ação social

21/03/2019

FGDQ vai patrocinar uma incrível ação social

Além de ser o único evento que coloca, lado a lado, lojas, editoras e colecionadores em um espaço de venda democrático, o evento criado pelo designer e editor Edson Diogo vai se engajar em um projeto para incentivar a leitura entre crianças e jovens por meio do contato com as histórias em quadrinhos. Pela primeira vez em sua história, o Festival receberá doações de revistas e álbuns para auxiliar na criação de uma gibiteca para os alunos da Escola Estadual Castro Alves, localizada na periferia da capital paulista, à Rua Francisco Bruno nº 67, Vila Mariza Mazzei.

A ideia surgiu após uma conversa entre Edson Diogo e o diretor da escola, Jayr Conti Jr. Conti tem realizado diversas atividades com alunos, promovendo palestras e cursos de teor cultural. Fã de quadrinhos, Conti tem incentivado em seus alunos o interesse pelo mundo dos gibis como estratégia para que desenvolvam o hábito da leitura. Como o diretor comentou:

Alunos da Castro Alves
O diretor Júnior Conti com os alunos da Escola Estadual Castro Alves

“Despertar no jovem o interesse pela leitura é um dos caminhos, mas a competição em torno da sua atenção é imensa, principalmente nessa geração altamente conectada e estimulada. Ninguém (ou quase ninguém) começa se apaixonando por Machado de Assis, e nesse sentido, temos errado muito ao apresentar ao leitor em potencial, que está em formação, textos muito densos e que não geram quase nenhuma empatia, nem relação de significado com sua vida prática. Acredito que fomentar o interesse ao redor das histórias em quadrinhos e o universo da cultura pop é um excelente portal de entrada para que o jovem desenvolva o gosto por ler, o que o levará a querer conhecer outras formas de literatura.”

Para isso, a melhor opção encontrada foi a criação de uma gibiteca, como um complemento biblioteca que já existe na escola. Mas havia o problema de como obter revistas e álbuns para dar início ao projeto. Para auxiliar o projeto. Edson Diogo sugeriu que a organização do Festival Guia dos Quadrinhos se encarregaria da arrecadação das obras em quadrinhos durante sua realização em abril. Mas, para isso, precisamos da ajuda de nossos visitantes e amigos!

Como se dará a arrecadação de quadrinhos?

Os visitantes do Festival poderão doar revistas e álbuns em quadrinhos para a Escola Castro Alves diretamente na entrada do Festival. Como incentivo à doação, os visitantes que doarem quadrinhos ganharão automaticamente um desconto no preço do ingresso, pagando meia-entrada! E ainda terão a chance de conhecer pessoalmente os alunos da escola que ajudarão – os estudantes da Castro Alves terão entrada gratuita durante todo o evento. O diretor Jayr Conti (ou “Júnior Conti”, para os amigos) organizará a excursão dos alunos.

Pode ser qualquer quadrinhos, desde que esteja em bom estado e no mínimo duas edições

Dessa maneira, o Festival Guia dos Quadrinhos pretende ajudar na criação de uma nova geração de leitores e consumidores de quadrinhos para os anos futuros.

E não esqueça: o Festival mudou de sede este ano! Os 10 anos do Evento dos Amigos ocorrerá em 13 e 14 de abril, no Salão Diamante do Hakka Plaza, Rua São Joaquim nº 460, no Metrô São Joaquim, em São Paulo. Além da venda de quadrinhos novos e antigos, mangás e colecionáveis, o evento também terá palestras, debates, sorteios e atividades variadas para os visitantes. Fique de olho em nossa programação, que logo será revelada.

Até lá! E não esqueça de separar seus quadrinhos para doação!

Um comentário sobre “FGDQ vai patrocinar uma incrível ação social

  • Poxa. Mas se você doar um encadernado já vale mais do que duas edições de uma mensal por exemplo.

Deixe uma resposta