Paixão assumida

Muito mais do que ávidos investigadores de objetos, os colecionadores se destacam por suas paixões e zelo extremo às suas coleções.

Pode ser um simples selo ou um caríssimo boneco de ação. Para um colecionador fiel, a paixão será sempre a mesma. Ninguém sabe como surge esse interesse em determinado objeto – sejam revistas em quadrinhos, moedas, selos, bonés, filmes, action figures (não chame de “bonequinhos” jamais!), tampinhas de garrafas entre outros. Às vezes, começa como um simples passatempo, um presente ou uma brincadeira da infância. Quando percebe, a quantidade vai aumentando e o colecionador se vê em busca de novos itens.

É por isso que os colecionadores formam uma categoria diferenciada de fãs, que não é o mesmo que um comprador usual ou um admirador. O colecionador é um garimpeiro por natureza, está sempre buscando maneiras de incrementar sua coleção e, mais que isso, também procura formas de cuidar e conservar os itens de sua galeria contra as agruras do tempo.

Alguns colecionadores são tão zelosos que chegam a comprar dois itens do mesmo produto: um para expor e o outro, o qual nem sai da embalagem, para guardar. Prova de que são compradores fiéis e movimentam a indústria graças ao seu interesse no item colecionável. Independentemente do preço, o colecionador sempre dá um jeito de adquirir o produto.

Para um leigo ou comprador eventual, pode parecer exagero, bobagem, infantilidade ou outros termos pejorativos. Mas só o colecionador sabe quanto tempo e dinheiro foram investidos para manter sua coleção em dia, portanto, é injusto rotular dessa forma. Mais do que apenas ser fã, o colecionador é um amante cuja paixão não surgiu de forma repentina, mas foi sendo alimentada pouco a pouco e cresceu a ponto de se tornar um estilo de vida.

O Festival Guia dos Quadrinhos é um evento que reúne colecionadores de várias partes do País, que compartilham sua paixão com outros colecionadores, ampliando contatos, criando amigos e transformando o festival numa verdadeira festa familiar. Anualmente, o Festival Guia dos Quadrinhos proporciona um encontro de colecionadores, artistas, lojas e editores em um clima cordial que você não encontra em outros eventos do gênero.

selo_somostodos_curvas-v2-05

Para valorizar ainda mais nosso público, estamos usando a hashtag #SomosTodosColecionadores, que servirá como marca registrada para todos aqueles que fazem do colecionismo muito mais que um hobby, mas uma razão de viver. Utilize a hashtag nas redes sociais e poste fotos de sua coleção, conte como nasceu sua paixão ou compartilhe dicas para melhor cuidar dos itens. No Festival Guia dos Quadrinhos, colecionar é coisa séria.

Deixe uma resposta