Os anos iniciais

kirby_100anos

Jacob Kurtzberg nasceu em 28 de agosto de 1917, em Nova York, mas ficou conhecido pelo nome de Jack Kirby, o Rei dos Quadrinhos.

Desde cedo, na infância, começou a copiar as tiras em quadrinhos publicadas nos jornais, famosas e populares na época. O sonho do menino era vir a ser como os ídolos que acompanhava todos os dias nessas páginas. Milton Caniff, Harold Foster e Alex Raymond, os grandes mestres, foram suas influências assumidas.

Em 1936, ele começou a desenhar algumas charges para jornais, como Your Health First!!!, e em 1939 foi contratado pelo Max Fleischer Studios, a famosa companhia de animação que, entre outras coisas, produziu os primeiros desenhos do Superman. Lá, ele trabalhou principalmente em Popeye.

Teste para Max Fleischer Studios

Teste para Max Fleischer Studios. Kirby fez os desenhos intermediários (traços mais grossos) do Popeye

Naquela época, a indústria dos comic books americanos estava florescendo e Kurtzberg começou a desenhar para o estúdio Eisner & Iger, que criava e fornecia quadrinhos para várias editoras. Produziu diversas séries, sob vários pseudônimos, até escolher por fim o de “Jack Kirby”. Seu primeiro trabalho para o estúdio foi na revista Wild Boy Magazine, em que fez histórias curtas de ficção científica, faroeste e aventura.

Joe Simon e Jack Kirby

Joe Simon e Jack Kirby

Em 1940, ele conheceu Joe Simon e os dois começaram a produzir o Capitão América para a Timely. Não satisfeitos com a empresa, a dupla mudou para a National (antigo nome da DC), onde revitalizaram o Caçador e criaram a Legião Jovem, que logo se tornou o título de maior vendagem da editora.

Captain America nº 1

Captain America nº 1

Kirby casou com Rosalind “Roz” Goldstein em 1942 e logo foi convocado para servir o Exército durante a Segunda Guerra Mundial. Ele recebeu uma série de medalhas e foi dispensado no final do conflito, em 1945.

Star Spangled Comics nº7, primeira aparição da Legião Jovem

Star Spangled Comics nº7, primeira aparição da Legião Jovem

Deixe uma resposta